Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Ciência & Educação
versión impresa ISSN 1516-7313
Resumen
DIAS, Valéria Silva y MARTINS, Roberto de Andrade. Michael Faraday: o caminho da livraria à descoberta da indução eletromagnética. Ciência educ. [online]. 2004, vol.10, n.03, pp.517-530. ISSN 1516-7313.
Estudando o trabalho experimental sobre eletromagnetismo realizado por Michael Faraday no início do século XIX, encontramos vários elementos que poderiam ser utilizados no Ensino de Ciências. Um conhecimento histórico sobre o trabalho experimental desenvolvido por Faraday e que o levou à descoberta da indução eletromagnética pode transmitir aos estudantes uma concepção mais adequada do processo de desenvolvimento da Ciência. No entanto, isso só pode ser feito utilizando-se um estudo detalhado e bem fundamentado do processo histórico ocorrido, deixando de lado as simplificações e os mitos que costumam ser apresentados.
Palabras clave : Michael Faraday; Desmitificação; Ensino de Ciências; História da Física; Eletromagnetismo.