SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número02Investigando processos de autoria na produção do relatório de Iniciação Científica de um graduando em QuímicaA formação do professor universitário no percurso de pós-graduação em química índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

VIDAL, Paulo Henrique Oliveira  y  PORTO, Paulo Alves. A história da ciência nos livros didáticos de química do PNLEM 2007. Ciência educ. [online]. 2012, vol.18, n.02, pp.291-308. ISSN 1516-7313.

Este trabalho analisa os seis livros didáticos de química indicados pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio em 2007 (PNLEM 2007), no que se refere a seus conteúdos de história da ciência. Para isso, partiu-se do instrumento de análise desenvolvido por L. Leite (2002), que foi adaptado para a presente investigação. Os resultados obtidos indicam, como tendência geral, que a história da ciência é apresentada nos livros didáticos de maneira linear e superficial, constando, sobretudo, de nomes e datas. Dessa maneira, concluímos que os conteúdos de história da ciência desses livros não contribuem para que os alunos desenvolvam uma imagem do empreendimento científico condizente com os objetivos educacionais da atualidade.

Palabras clave : História da Ciência; Livro Didático; Ensino de Química.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )