Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Ciência & Educação
versión impresa ISSN 1516-7313
Resumen
FEJES, Marcela et al. Contribuições de um encontro juvenil para a enculturação científica. Ciência educ. [online]. 2012, vol.18, n.04, pp.769-786. ISSN 1516-7313.
Este trabalho apresenta a análise de um evento de divulgação científica, organizado, segundo a estrutura usual em congressos, como ação didático-pedagógica voltada para a enculturação científica. Alunos de uma rede pública de Ensino Fundamental II, que participaram de projetos investigativos, foram convidados a divulgar e debater resultados de suas pesquisas em um encontro de investigação científica. Eles também participaram de uma palestra sobre metodologias científicas, meio ambiente e história do município em que vivem. Cada atividade teve como objetivo mobilizar habilidades e conhecimentos específicos da ciência. A vivência nesse tipo de evento possibilitou-lhes perceber que a ciência e a comunicação fazem parte da sociedade e da cultura, pois puderam ouvir, discutir e refletir sobre o processo de trabalho investigativo e seus produtos finais. Como resultado, consideramos que houve vivência de um processo de enculturação científica enriquecido pelas contribuições de diversos atores sociais e instituições.
Palabras clave : Ensino Fundamental; Evento; Divulgação Científica; Projeto de Pesquisa; Literacia Científica.