Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Ciência & Educação
versión impresa ISSN 1516-7313
Resumen
FIOREZE, Leandra Anversa; BARONE, Dante; BASSO, Marcus y ISAIA, Sílvia. Análise da construção dos conceitos de proporcionalidade com a utilização do software Geoplano Virtual. Ciência educ. [online]. 2013, vol.19, n.02, pp.267-278. ISSN 1516-7313.
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa relacionada com a utilização de recursos digitais para a aprendizagem dos conceitos de proporcionalidade. A principal base teórica para esta análise é a Teoria dos Campos Conceituais, de Gérard Vergnaud, e a metodologia escolhida é a Engenharia Didática. Os sujeitos da pesquisa são alunos de uma oitava série de uma escola municipal situada no interior do Rio Grande do Sul. Tem-se o relato de uma das atividades com a análise das construções conceituais dos alunos utilizando o software geoplano virtual. Observou-se que, na resolução das situações, nem sempre o campo conceitual pôde ser construído de forma abrangente, evidenciando um processo de construção de conhecimentos que não se dá de forma linear.
Palabras clave : Ensino de Matemática; Ensino Fundamental; Proporcionalidade; Teoria dos Campos Conceituais; Aprendizagem; Tecnologia Educacional.