Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Ciência & Educação
versión impresa ISSN 1516-7313
Resumen
BARBOSA, Maisie Mitchele; OLIVEIRA, João Leonardo Freitas; MENDONCA, Valdir Alves de y RODRIGUES, Manoel Fábio. Ensino de ecologia e animais sinantrópicos: relacionando conteúdos conceituais e atitudinais. Ciência educ. [online]. 2014, vol.20, n.02, pp.315-330. ISSN 1516-7313.
Este trabalho visou analisar os conteúdos conceituais e atitudinais de estudantes do 3º ano de uma escola pública do município de Mossoró, RN, diante de animais sinantrópicos e do estudo de ecologia, em relação à aprendizagem e a correlação desses conhecimentos obtidos nas respostas dos mesmos. A pesquisa foi realizada com aplicação de dois questionários subsequentes às temáticas consideradas, onde, no primeiro, as questões baseavam-se na escala de Likert e, no segundo, com perguntas abertas e fechadas. Por meio dos resultados obtidos, observou-se que os estudantes têm um posicionamento atitudinal negativo em relação aos animais sinantrópicos e, no que se refere à análise conceitual, não possuem uma aprendizagem significativa no conteúdo de ecologia, esperada para o seu nível de escolaridade. Estes conhecimentos influenciam no comportamento dos alunos em não considerarem que os animais sinantrópicos são importantes para o equilíbrio do ambiente.
Palabras clave : Conteúdos Conceituais; Conteúdos Atitudinais; Animais Sinantrópicos; Ecologia; Escala de Likert.