Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Ciência & Educação
versión impresa ISSN 1516-7313
Resumen
KASPER, Kátia Maria. Eco-lógica: Efigênia entre arte e vida. Ciência educ. [online]. 2014, vol.20, n.02, pp.331-344. ISSN 1516-7313.
Este artigo apresenta aspectos de uma pesquisa a propósito dos processos criativos e formativos de Efigênia Rolim, em ressonância com os conceitos de singularização e ecosofia. Eco-lógica voltada para traçados de linhas de fuga, de modo que se escape aos modos padronizados de subjetivação do capitalismo globalizado, à sua tentativa de produção de subjetividade serializada, aos modelos e moldes. Afirmação de outras possibilidades de vida. A lógica da singularização é a lógica das intensidades, cujo modo de operar está próximo daquele do artista. As principais fontes de pesquisa são depoimentos de Efigênia, além de registros fotográficos e produção de documentários de sua atuação e do acervo mantido em sua residência. Do encontro de Efigênia com diversos materiais (vindos de restos da indústria, do comércio, do consumo diário, sonhos, papéis de bala), surgem as histórias e criações. Invenção de uma vida.
Palabras clave : Ecosofia; Formação; Singularização; Efigênia Rolim; Educação Ambiental.