REFERÊNCIAS
CORAZZA-NUNES, M. J. et al. O que conhecem os estudantes do ensino médio e ensino superior sobre transgênicos. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 6., 2007, Florianópolis. Anais... Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 2007. p. 1-12.
[ Links ]
FERNANDEZ-CORNEJO, J.; CASWELL, M. The first decade of genetically engineered crops in the United States. Economic Information Bulletin, Washington, n. 11, p. 1-30, Apr. 2006.
[ Links ]
FERREIRA, P. F. M.; JUSTI, R. S. A abordagem do DNA nos livros de biologia e química do ensino médio: uma análise crítica. Ensaio: pesquisa em educação em ciências, Belo Horizonte, v. 6, n. 1, p. 35-48, 2004.
[ Links ]
GALL, M. D.; GALL, J. P.; BORG, W. R. Educational research: an introduction. Boston: Pearson Education, 2003.
[ Links ]
JOHNSEN, E. B. Libros de texto en el calidoscopio: estudio crítico de la literatura y la investigación sobre los textos escolares. Barcelona: Ediciones Pomares-Corredor, 1996.
[ Links ]
KETELE, J.-M.; ROEGIERS, X.; BRITO, C. A. Metodologia da recolha de dados: fundamentos dos métodos de observações, de questionários, de entrevistas e de estudo de documentos. Lisboa: Instituto Piaget, 1993.
[ Links ]
LEITE, L. Heat and temperature: an analysis of how these concepts are dealt with in textbooks. European Journal of Teacher Education, Abingdon, v. 22, n. 1, p. 75-88, 1999.
[ Links ]
LEITE, L.; AFONSO, A. S. Portuguese school textbooks' illustrations and students' alternative conceptions on sound. In: PINTO, R.; SURINACH, S. (Ed.). Proceedings of the International Conference Physics Teacher Education Beyond 2000. Paris: Elsevier, 2001. p. 167-170.
[ Links ]
MARTÍNEZ-GARCIA, M. V.; GIL-QUÝLEZ, M. J.; OSADA, J. Genetic engineering: a matter that requires further refinement in Spanish secondary school textbooks. International Journal of Science Education, London, v. 25, n. 9, p. 1148-1168, 2003.
[ Links ]
MARTINEZ LOSADA, C. et al. Enseñar ciencias en educación primaria: ¿qué tipos de actividades realizan los profesores? In: MARTINEZ LOSADA, C.; GARCÍA-BARROS, S. (Ed.). La didática de las ciencias: tendencias actuales. A Coruña: Universidade da Coruña, 1999. p. 199-210.
[ Links ]
MEGID NETO, J.; FRACALANZA, H. O livro didático de ciências: problemas e soluções. Ciência & Educação, Bauru, v. 9, n. 2, p. 147-157, 2003.
[ Links ]
MORGADO, J. C. Manuais escolares: contributo para uma análise. Porto: Porto Editora, 2004.
[ Links ]
PEDRANCINI, V. D. et al. Ensino e aprendizagem de biologia no ensino médio e a apropriação do saber científico e biotecnológico. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Vigo, v. 6, n. 2, p. 299-309, 2007.
[ Links ]
PEDROSA, M. A.; LEITE, L.Educação em ciências e sustentabilidade na Terra: uma análise das abordagens propostas em documentos oficiais e manuais escolares. In: CONGRESO DE ENSINANTES DE CIENCIAS DE GALICIA, 18., 2005, Ribadeo. Actas... Ribadeo: Asociacion dos Ensinantes de Ciencias de Galicia, 2005. 01 CD-ROM.
[ Links ]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Decreto-lei nº 47/2006 de 28 de Agosto. Diário da República, Lisboa, n. 165, 2006. 1º Série, p. 6213- 6218.
[ Links ]
POZZER, L. L.; ROTH, W. M. Prevalence, function and structure of photographs in high school biology textbooks.Journal of Research in Science Teaching, Hoboken, v. 40, n. 10, p. 1089-1114, 2003.
[ Links ]
REIS, P. Controvérsias sócio-científicas: discutir ou não discutir? Percursos de aprendizagem na disciplina de Ciências da Terra e da Vida. 2004. 488 f. Tese (Doutoramento em Educação) - Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2004.
[ Links ]
ROSEMAN, J. E.; STERN, L.; KOPPAL, M. A method for analyzing the coherence of high school biology textbooks. Journal of Research in Science Teaching, Hoboken, v. 47, n. 1, p. 47-70, 2010.
[ Links ]
SANTOS, M. E. N. V. M. Educação pela ciência e educação sobre ciência nos manuais escolares. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 4, n. 1, p. 76-89, 2004.
[ Links ]
SANTOS, M. E. N. V. M. A cidadania na "voz" dos manuais escolares: o que temos? o que queremos? Lisboa: Livros Horizonte, 2001.
[ Links ]
SANTOS, E. M. V. Ensino de ciências e literacia científica: o caso dos organismos geneticamente modificados. 2006. 163 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Educação em Ciência) - Secção Autónoma de Ciências Sociais, Políticas e Jurídicas, Universidade de Aveiro, Aveiro, 2006.
[ Links ]
SNYDER, V. L.; BROADWAY, F. S. Queering high school biology textbooks. Journal of Research in Science Teaching, Hoboken, v. 41, n. 6, p. 617-636, 2004.
[ Links ]
STERN, L.; ROSEMAN, J. E.Can middle school science textbooks help students learn important ideas?: findings from project 2061's curriculum evaluation study: life science. Journal of Research in Science Teaching, Hoboken, v. 41, n. 6, p. 538-568, 2004.
[ Links ]