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Ciência & Educação
versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X
Resumen
PRADO, José Enrique Llamazares de y ARIAS-GAGO, Ana Rosa. Revisão Sistemática da Educação Matemática para Estudantes Cegos: a importância das STEAM nos currículos escolares. Ciência educ. [online]. 2021, vol.27, e21018. Epub 05-Mayo-2021. ISSN 1980-850X. https://doi.org/10.1590/1516-731320210018.
O objetivo deste trabalho é examinar o conhecimento de matemática em estudantes com deficiência visual, por meio de uma revisão sistemática, propondo análises sobre a relação da matemática com o uso das TIC e sua adaptação à educação, por intermédio de 416 artigos, com uma seleção final de 37 artigos, no período de 1998 a 2020. O estudo foi realizado utilizando-se nove bases de dados: ScienceDirect, 1Findr, Dialnet, Eric, Redalyc, Scopus, Google Scholar, Teacher Reference e Web of Science. Na metodologia, a revisão sistemática foi efetuada com o gerenciador Mendeley, para o armazenamento das referências. Os resultados mostram a necessidade de cooperação família e escola, e a integração das disciplinas no modelo STEM. A discussão e a conclusão destacam a importância do desenvolvimento matemático entre os estudantes para melhorar o processamento do pensamento e a resolução de problemas.
Palabras clave : Deficiente da visão; Educação matemática; Ciência; Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte; Revisão de literatura.