Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Ciência & Educação
versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X
Resumen
DECONTO, Diomar Caríssimo Selli y OSTERMANN, Fernanda. Dimensões práxica, ética e estética da formação docente: uma perspectiva à luz do pensamento Bakhtiniano. Ciência educ. [online]. 2021, vol.27, e21067. Epub 02-Oct-2021. ISSN 1980-850X. https://doi.org/10.1590/1516-731320210067.
Neste trabalho, apresentamos parte de uma pesquisa maior que tem por objetivo construir uma possível perspectiva de formação contra-hegemônica de professores de Ciências à luz do pensamento bakhtiniano, uma perspectiva que denominamos formação dialógica-responsável de professores. Três dimensões dessa perspectiva, práxica, ética e estética, serão desenvolvidas a partir do cotejamento de textos do Círculo Bakhtiniano com textos de formação de professores, sempre no sentido de tensionar, contrapor, mostrar insuficiências e avançar em relação ao modelo hegemônico de formação, pautado pela racionalidade técnica. Nossas dimensões permitem visualizar a formação docente de forma mais ampla, possibilitando novos olhares no que diz respeito à interdependência teoria-prática, a interrelações entre responsabilidade, valores e autonomia docente, bem como à função do professor como sujeito ativo, reflexivo e criador.
Palabras clave : Formação docente; Bakhtin; Modelo de formação docente.