Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Ciência & Educação
versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X
Resumen
PEREIRA, Flávia Helena y COSTA, Váldina Gonçalves da. Influências dos processos de socialização nas práticas com música de professoras de Matemática: reflexos na constituição identitária. Ciência educ. [online]. 2022, vol.28, e22004. Epub 09-Mar-2022. ISSN 1980-850X. https://doi.org/10.1590/1516-731320220004.
A identidade profissional de um sujeito se constitui pelas vivências na socialização primária, perpassando pela trajetória profissional. Fundamentando-se em autores como Dubar, Bolívar, Berger e Luckmann, descrevem-se relatos de professoras de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental que utilizam música na sala de aula, com o objetivo de compreender de que maneira a música esteve ou está presente na formação da identidade dessas professoras. Utilizando a cartografia, apresenta-se um mapa cartográfico com os pontos de destaque dos relatos registrados. Verificou-se que as vivências das participantes influenciaram nas decisões para a utilização da música na sala de aula. Identificaram-se como práticas desenvolvidas: meditação, música no ambiente, utilização de paródias prontas para memorização de conteúdos e para a revisão de conteúdos.
Palabras clave : Ensino de matemática; Ensino fundamental; Identidade docente; Socialização do indivíduo; Matemática e música.