Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Ciência & Educação
versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X
Resumen
ARAUJO, Leonardo Augusto Luvison. Evolução como eixo central da biologia: um curso para graduandos e pós-graduandos em ciências biológicas. Ciência educ. [online]. 2022, vol.28, e22010. Epub 18-Abr-2022. ISSN 1980-850X. https://doi.org/10.1590/1516-731320220010.
A importância da evolução como um eixo central da biologia é reconhecida por muitos autores. Este estudo descreve um curso voltado para esse fim, destinado à formação continuada de estudantes de biologia e professores. Pretendemos avaliar e comparar as respostas dos alunos antes e depois do curso através de um questionário de pesquisa desenvolvido e validado para as finalidades desta pesquisa. Os participantes são alunos de graduação e de pós-graduação em biologia de universidades públicas e privadas do sul do Brasil. Como nossos resultados indicam, os alunos de todos os níveis de formação em biologia se beneficiam de uma abordagem de ensino que trata a evolução como um eixo central do ensino de biologia. As comparações pré e pós-curso mostram que o nível de formação em biologia não indica um amplo conhecimento evolutivo e esta pode ser uma das principais vantagens de uma abordagem multidisciplinar no ensino da evolução.
Palabras clave : Ensino de biologia; Evolução; Formação continuada de professores; Multidisciplinaridade; Ensino superior.