Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Ciência & Educação
versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X
Resumen
NASCIMENTO, Matheus Monteiro; AGOSTINI, Gabriela y MASSI, Luciana. Testando as fronteiras do Ensino: análise da taxa de aderência à área dos seus bolsistas de produtividade. Ciência educ. [online]. 2022, vol.28, e22011. Epub 18-Abr-2022. ISSN 1980-850X. https://doi.org/10.1590/1516-731320220011.
O Ensino de Ciências e Matemática (ECM) é uma área nova e um espaço híbrido de diversas fronteiras. A sociologia da ciência de Bourdieu estuda as disciplinas como possíveis campos, em função de seu capital específico e sua autonomia. No entanto, o autor não investigou campos em formação ou multidisciplinares como o ECM. Assim, objetivamos caracterizar as hierarquias da área de Ensino da Capes, por meio da construção de um indicador, taxa de aderência, que investiga o perfil da elite acadêmica contemplada com bolsa de produtividade do CNPq. Identificamos uma taxa de aderência de 53%, indicando que pouco menos da metade dos 143 bolsistas do Ensino obteve a bolsa, detendo o capital específico de outros campos como Física e Química. Os resultados indicam que o Ensino, em geral, e o ECM, em particular, não possuem fronteiras bem delimitadas, apontando para uma forte heteronomia e para a ausência de capital específico ou de um campo.
Palabras clave : Bolsa de pesquisa; Produção científica; Política educacional; Área de conhecimento; Órgão de fomento.