Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Ciência & Educação
versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X
Resumen
MACHADO, Juliana y RODRIGUES, Marcelo Gonzaga. É possível reabilitar o empirismo no Ensino de Ciências? Virtude pragmática sob a ótica antirrealista de Bas van Fraassen. Ciência educ. [online]. 2022, vol.28, e22039. Epub 26-Sep-2022. ISSN 1980-850X. https://doi.org/10.1590/1516-731320220039.
Examinamos aspectos da falência do ideal positivista na Ciência e de sua associação com o empirismo, particularmente no contexto do ensino de ciências. Argumentamos, contra uma pressuposição comum neste contexto, que o empirismo não é necessariamente associado ao positivismo. Para isso, apresentamos como contraexemplo a concepção epistemológica antirrealista do filósofo holandês Bas C. van Fraassen: o empirismo construtivo. Destacamos, na obra do autor, sua concepção pragmática da explicação e apontamos possíveis contribuições de suas ideias ao ensino. A partir desse referencial, mostramos que a desmistificação da ciência como verdade é um ideal compatível com o empirismo e que a atribuição de sentido ao conhecimento científico não requer aceitá-lo como verdadeiro.
Palabras clave : Ensino de ciências; Epistemologia; Empirismo; Positivismo; Pragmatismo; Bas C. van Fraassen.