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Ciência & Educação
versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X
Resumen
FIORESI, Claudia Almeida y SILVA, Henrique César da. Ciência popular, divulgação científica e Educação em Ciências: elementos da circulação e textualização de conhecimentos científicos. Ciência educ. [online]. 2022, vol.28, e22049. Epub 28-Oct-2022. ISSN 1980-850X. https://doi.org/10.1590/1516-731320220049.
Neste artigo apresentamos um modelo teórico que toma a Divulgação Científica como parte de um processo amplo de produção, circulação e textualização do conhecimento científico. Assim, realizamos uma articulação entre Ludwick Fleck, um autor do campo da epistemologia, e Authier-Revuz, uma autora do campo da linguagem. Com Fleck buscamos compreender as características textuais e papéis epistemológicos de diferentes textos na produção dos fatos científicos, aprofundando sua noção de ciência popular. Com Authier-Revuz, destacamos aspectos sobre um ponto de vista discursivo para a Divulgação Científica. Nossa perspectiva critica visões unidirecionais sobre a Divulgação da Ciência e destaca o papel constitutivo desse tipo de textualização na produção e manutenção dos conhecimentos científicos, em movimentos bidirecionais entre ciência e público. Essa articulação teórica se mostrou profícua para refletir sobre aspectos da Divulgação Científica, o lugar que ocupa, social e epistemologicamente, na produção da ciência, e para derivar implicações para a Educação Científica.
Palabras clave : Divulgação científica; Conhecimento científico; Ludwik Fleck; Teoria do conhecimento; Popularização da ciência.