Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Ciência & Educação
versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X
Resumen
CONCARIO, Marcelo; MARTINS, Ana Elisa Piedade Sodero y IGNACIO JUNIOR, Ismair. CLIL em Educação para a Ciência: um estudo de caso em um programa de pós-graduação. Ciência educ. [online]. 2022, vol.28, e22058. Epub 17-Nov-2022. ISSN 1980-850X. https://doi.org/10.1590/1516-731320220058.
A aprendizagem integrada de conteúdos e de línguas (AICL) tem grande tradição na educação básica europeia. Neste artigo chamamos atenção para o uso indevidamente limitado do termo no ensino superior, sobretudo na pós-graduação. Ao descrever criticamente ações em uma disciplina num programa de pós em Educação para a Ciência, integralmente realizadas em inglês, buscamos contribuir para uma compreensão mais ampla das inter-relações entre conteúdos especializados e competências comunicativas avançadas em inglês acadêmico. Com base em dados qualitativos sobre a escrita colaborativa deste artigo em inglês, esperamos que o estudo de caso em sala de aula possa promover decisões mais amadurecidas quanto à internacionalização de programas de pós nas instituições que enfatizam a importância da língua inglesa para a visibilidade e cooperação acadêmica.
Palabras clave : Ensino de inglês; CLIL; AICL; Educação para a ciência; Ensino superior.