Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Ciência & Educação
versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X
Resumen
MELO, Leonardo Wilezelek Soares de y OLIVEIRA, Moisés Alves de. Uma leitura pragmatista de Bruno Latour e suas implicações para a Educação em Ciências. Ciência educ. [online]. 2023, vol.29, e23037. Epub 20-Sep-2023. ISSN 1980-850X. https://doi.org/10.1590/1516-731320230037.
Neste ensaio, objetivamos discutir a relação entre a obra de Bruno Latour e as concepções vinculadas ao pragmatismo. Consideramos os fundamentos ontológicos e metodológicos dessas perspectivas para empreender a tese de que a característica híbrida da abordagem latouriana tem bases importantes no projeto pragmatista de superação das dicotomias racionalistas e empiristas, bem como no entendimento das relações metodológicas entre objetos e práticas, em termos de ação. Como recorte, apontamos para a necessidade das discussões em torno das áreas de Educação, Didática e Ensino de Ciências considerarem essa relação como parte de uma influência que ultrapassa citações esporádicas ao longo da obra de Bruno Latour, estabelecendo-se enquanto parte fundamental de seu realismo pragmático e das abordagens da Teoria Ator-Rede e da Investigação dos Modos de Existência.
Palabras clave : Bruno Latour; Pragmatismo; Ontologia; Metodologia; Filosofia e educação; Educação científica.