Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Ciência & Educação
versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X
Resumen
SANTOS, Nayara Araujo dos; BERGAMASCHI, Christyan Lemos; VICTOR, Raquel Pellanda Dardengo y ROMAO, Wanderson. As potencialidades de divulgação e alfabetização científica de uma História em Quadrinhos sobre Ciências Forenses. Ciência educ. [online]. 2023, vol.29, e23041. Epub 20-Sep-2023. ISSN 1980-850X. https://doi.org/10.1590/1516-731320230041.
As histórias em quadrinhos (HQ), apesar do seu longo período histórico, ainda são consideradas incipientes no processo de alfabetização científica. Nesse sentido, este artigo buscou analisar compreensões e concepções de leitores e especialistas convidados, sobre uma HQ com a temática Ciências Forenses, bem como investigar suas potencialidades de divulgação e alfabetização científica. Para isso, foram realizadas investigações por meio de um questionário digital e posteriores análises de conteúdo e documental. Os dados obtidos indicaram a compreensão da relevância do tema e a importância da compreensão básica de termos, conhecimentos e conceitos científicos fundamentais (primeiro eixo estruturante da alfabetização científica) sobre a temática. Além disso, por meio da análise de conteúdo, foi possível identificar as principais associações da HQ aos conteúdos formais e a objetivos educacionais específicos. Essas concepções, reunidas às demais investigadas, certificaram a HQ estudada como uma ferramenta promissora para divulgação e para a alfabetização científica.
Palabras clave : Ensino de ciências; Ensino de química; Técnicas de ensino-aprendizagem; Divulgação científica.