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Educação e Pesquisa
versión impresa ISSN 1517-9702versión On-line ISSN 1678-4634
Resumen
COELHO, Geide Rosa; BREDA, Vitor de Carvalho y BROTTO, Thales Renan de Aguiar. Atividades em um centro de ciências: motivos estabelecidos por educadores, suas concepções e articulações com a escola. Educ. Pesqui. [online]. 2016, vol.42, n.2, pp.525-538. ISSN 1678-4634. https://doi.org/10.1590/s1517-9702201606142837.
Esse estudo investiga os motivos que levam diferentes educadores a planejarem atividades com seus estudantes em um centro de ciências. Além disso, buscou-se: a) analisar as concepções desses educadores sobre o papel/função do centro de ciências; b) compreender, a partir das falas dos educadores, como se deu a sua participação durante a visita nesse espaço; c) identificar se há uma tentativa de articulação por parte dos educadores entre as ações desenvolvidas no contexto escolar e as atividades realizadas no centro de ciências. Trata-se de um estudo qualitativo de caráter exploratório. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 15 educadores após a visita realizada com seus estudantes em um centro de ciências da Grande Vitória, no estado do Espírito Santo. Os resultados evidenciaram que o principal motivo estabelecido pelos educadores ao planejar visitas com seus estudantes no centro investigado é a possibilidade de vincular a teoria, que é discutida e ensinada no contexto escolar, com situações práticas envolvendo demonstrações/experimentações que constituem os principais elementos mediadores desses espaços. Esse resultado aponta para uma necessidade de reflexão/formação dos educadores no sentido de repensar as potencialidades educativas dos centros de ciências e as possíveis articulações a serem desenvolvidas com vistas às práticas pedagógicas estabelecidas no contexto escolar.
Palabras clave : Educação não formal; Centro de ciências; Concepções de educadores; Articulação escola e centro de ciências.