Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação e Pesquisa
versión impresa ISSN 1517-9702versión On-line ISSN 1678-4634
Resumen
COSTA, Breno Augusto da y MARTINS, Adriano Eurípedes Medeiros. Lógica dialética e educação: um estudo introdutório a partir do pensamento de Álvaro Vieira Pinto. Educ. Pesqui. [online]. 2019, vol.45, e188483. Epub 01-Ene-2019. ISSN 1678-4634. https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945188483.
O objetivo deste trabalho é discutir as contribuições da lógica dialética à educação no âmbito do pensamento de Álvaro Vieira Pinto. De acordo com o autor, lógica dialética e consciência crítica são indissociáveis e ambos os conceitos assumem relevância central em sua obra. Ao realizar o exame crítico e concreto de diferentes concepções filosóficas e fenômenos existenciais, tais como técnica, informação e trabalho, o pensador oferece fundamentos autênticos e rigorosos para refletir acerca de diferentes questões pertinentes ao contexto educacional. Neste trabalho, discute-se como esses fenômenos existenciais remetem à questão da dualidade educacional, a qual, de acordo com o filósofo, engendra e ao mesmo tempo é advinda dos antagonismos existentes entre as classes da sociedade. Para a superação da dualidade educacional, o autor aponta como proposta a educação integral. Discute-se também a questão da colonialidade no contexto da educação brasileira. Concluímos apontando a fecundidade dessas reflexões para a educação e a necessidade de estudos sistematizados que tratem da questão da dualidade educacional e da colonialidade no âmbito educacional brasileiro.
Palabras clave : Álvaro Vieira Pinto; Educação; Educação profissional e tecnológica; Colonialidade; Lógica dialética.