SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46Crianças e seus diagnósticos no cenário da educação inclusiva: a perspectiva de mães e professorasEm perigo/perigoso: racismo esquemático e paranoia branca índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Pesquisa

versión impresa ISSN 1517-9702versión On-line ISSN 1678-4634

Resumen

CHOPPIN, Alain. Contexto científico da pesquisa sobre a edição escolar local, nacional e mundial. Educ. Pesqui. [online]. 2020, vol.46, e460100301.  Epub 17-Nov-2020. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1517-97022020460100301.

A partir dos anos de 1980, a pesquisa histórica sobre livros e edições escolares teve um grande desenvolvimento em numerosos países. Abordamos, primeiramente, as causas principais deste interesse antes de focalizar as principais evoluções deste domínio de pesquisa realizadas nas últimas décadas. O enfoque central da exposição é sobre a definição (ou redefinição) do conceito, sobre as extensões deste domínio de pesquisa, sobre o acesso às fontes e sobre a renovação das problemáticas e métodos em um contexto científico cada vez mais marcado por uma dialética entre o local, o nacional e o mundial.

Palabras clave : História do livro didático; Edições escolares; Balanço de pesquisas sobre livro didático; Métodos de pesquisa.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )