Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação e Pesquisa
versión impresa ISSN 1517-9702versión On-line ISSN 1678-4634
Resumen
CHOPPIN, Alain. Contexto científico da pesquisa sobre a edição escolar local, nacional e mundial. Educ. Pesqui. [online]. 2020, vol.46, e460100301. Epub 17-Nov-2020. ISSN 1678-4634. https://doi.org/10.1590/s1517-97022020460100301.
A partir dos anos de 1980, a pesquisa histórica sobre livros e edições escolares teve um grande desenvolvimento em numerosos países. Abordamos, primeiramente, as causas principais deste interesse antes de focalizar as principais evoluções deste domínio de pesquisa realizadas nas últimas décadas. O enfoque central da exposição é sobre a definição (ou redefinição) do conceito, sobre as extensões deste domínio de pesquisa, sobre o acesso às fontes e sobre a renovação das problemáticas e métodos em um contexto científico cada vez mais marcado por uma dialética entre o local, o nacional e o mundial.
Palabras clave : História do livro didático; Edições escolares; Balanço de pesquisas sobre livro didático; Métodos de pesquisa.