SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50Emergência do grupo escolar e produção, pela diferenciação, das escolas isoladas no Espírito Santo (1908-1916)Desafíos de la relación familia-escuela en contexto mapuche: aproximación desde los profesores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Pesquisa

versión impresa ISSN 1517-9702versión On-line ISSN 1678-4634

Resumen

LEITE, Laís Oliveira  y  LUSTOSA, Francisca Geny. Modelo de triangulação quantitativo-analítica para estudar a agência profissional do estudante de pedagogia. Educ. Pesqui. [online]. 2024, vol.50, e275634.  Epub 11-Jun-2024. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202450275634.

Este artigo discute um modelo de triangulação de análise quantitativa de dados para investigar a agência profissional do estudante de pedagogia (APEP), já utilizado na Finlândia e em aplicação no Brasil. A APEP pode ser compreendida como o engajamento do estudante no próprio processo contínuo de aprendizagem, por meio de mecanismos individuais e interações sociais com outros e com recursos do ambiente. A literatura mostra que a APEP se desenvolve de acordo com a construção da identidade profissional do professor, a coerência curricular do curso de pedagogia e o seu ambiente de aprendizagem. Este estudo utilizou os resultados obtidos com ajuda de questionário aplicado a 362 estudantes do curso de pedagogia de uma universidade finlandesa. Duas análises quantitativas de dados foram aplicadas: a Modelagem de Equações Estruturais (MEE), representando o modelo reflexivo da psicometria tradicional, aliada à análise de redes pertencente ao modelo formativo da psicometria. Os resultados mostraram que, enquanto o modelo reflexivo oferece medidas mais robustas de validação e confiança nos resultados, o modelo formativo amplia o modo de compreender a complexa relação entre as dimensões da agência profissional dos estudantes de pedagogia, assim como os construtos individuais e fatores ambientais que a influenciam durante a formação inicial de docentes. Essa triangulação quantitativo-analítica permitiu compreender de forma mais abrangente os processos interativos dos fatores investigados e pode ser utilizada por educadores e formuladores de currículo para desenvolverem uma formação inicial de professores que melhor prepare os estudantes de pedagogia a se engajarem no contínuo processo profissional ao longo de suas carreiras.

Palabras clave : Agência profissional; Estudante de pedagogia; Modelagem de equações estruturais; Análise de redes; Triangulação analítica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )