Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista de Educação PUC-Campinas
versión impresa ISSN 1519-3993
Resumen
DAROS, Thuinie Medeiros Vilela y DAROS JUNIOR, Armando. O ensino da linguagem escrita das crianças de cinco anos inseridas na reorganização do ensino fundamental. Educ. Puc. [online]. 2012, vol.17, n.01, pp.65-76. ISSN 1519-3993.
Este artigo trata do processo de consolidação do Ensino Fundamental de nove anos na Rede Pública de Ensino de Foz do Iguaçu, estado do Paraná, e põe em questão as peculiaridades da inserção das crianças com cinco anos de idade. A pesquisa teve como foco verificar os encaminhamentos pedagógicos acerca do ensino da linguagem escrita nas classes de primeiro ano das escolas públicas entre 2009 e 2010. Como resultado aponta- -se para a prevalência dos métodos tradicionais nas atividades de ensino, embora os documentos orientadores oficiais tragam no seu bojo a necessidade de uma metodologia que supere a mera readequação da antiga divisão à nova. Os episódios analisados neste trabalho fizeram parte dos procedimentos metodológicos organizados em duas etapas inter-relacionadas: pesquisa de campo e revisão bibliográfica/documental ancorada nos pressupostos da Teoria histórico-cultural.
Palabras clave : Crianças; Ensino; Ensino Fundamental de Nove Anos; Linguagem Escrita.