SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número01Currículo para a educação e o cuidado da criança de 0 a 5 anos?A educação como experiência a partir de histórias lidas e contadas: momentos de (re)criação da infância índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 1519-3993

Resumen

AMORIM, Ana Luisa Nogueira de  y  DIAS, Adelaide Alves. Formação do professor de educação infantil: políticas e processos. Educ. Puc. [online]. 2013, vol.18, n.01, pp.37-46. ISSN 1519-3993.

O objetivo do artigo é analisar as políticas nacionais de formação do professor de Educação Infantil, a partir de 1990, e discutir os desdobramentos dessas políticas na prática. O estudo se articula com as discussões da área e reafirma a necessidade de se investir em uma formação específica para o professor de Educação Infantil. A análise revelou que, nos últimos anos, essa discussão ganhou corpo e se transformou em políticas e práticas efetivas, indicando que parte das reivindicações dos educadores foi contemplada nos documentos e nas políticas educacionais. Entretanto, ao analisar as influências dessas políticas no contexto municipal, verificou-se os descompassos entre a legislação e as políticas nacionais e o que ocorre nas políticas e práticas locais. Esse resultado reforça a necessidade de se investir na formação docente, apontando o longo caminho a ser percorrido no sentido de garantir a formação inicial e continuada dos professores de Educação Infantil.

Palabras clave : Creches; Educação Infantil; Formação de Professores; Políticas Educacionais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )