Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista de Educação PUC-Campinas
versión impresa ISSN 1519-3993
Resumen
GRANDI, Suzete. Explicações na sombra e crise na formação. Educ. Puc. [online]. 2015, vol.20, n.1, pp.61-66. ISSN 1519-3993. https://doi.org/10.122015/edupuc377112856.
A metáfora "educação na sombra" vem sendo utilizada na área da educação para denunciar a existência de um sistema educacional que existe na sombra do sistema formal de ensino. O mercado das explicações tem crescido nos últimos anos: é um fenômeno que aparece em quase todo o mundo e que tende a se expandir. Além de denunciar possíveis deficiências no papel da escola e a crescente lógica mercadológica presente no processo de formação, a emergência do sistema educativo na sombra também revela a desvalorização que a noção de formação adquiriu nos últimos anos. É possível, então, relacionar o atual esvaziamento no modo de compreender a formação no ensino superior com esse mercado sombrio de explicações? O presente artigo tem por objetivo tematizar possíveis convergências entre o mercado das explicações e o empobrecimento no modelo atual de formação no ensino superior, fortemente baseado em habilidades e competências. Trata-se de um estudo bibliográfico que discute sobre o mercado das explicações, articulando a esse tema reflexões sobre a noção de formação. Para discutir esse conceito, o termo Bildung é revisitado.
Palabras clave : Competências; Educação na sombra; Formação no ensino superior; Habilidades.