Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista de Educação PUC-Campinas
versión impresa ISSN 2318-0810versión On-line ISSN 1519-3993
Resumen
SOPELSA, Ortenila; TREVISOL, Marcio Giusti y MELLO, Regina Oneda. Transdisciplinaridade como base para reconstrução dos saberes docentes no ensino fundamental com vistas à qualidade da educação. Educ. Puc. [online]. 2015, vol.20, n.2, pp.95-106. ISSN 1519-3993. https://doi.org/10.1590/edpuc20n201503.
O presente estudo foi desenvolvido mediante uma pesquisa exploratória, com o objetivo geral de refletir a transdisciplinaridade como atitude favorável para a reconstrução dos saberes docentes no ensino fundamental. Os principais autores que deram sustentação ao estudo foram Edgar Morin, Hilton Japiassu, Akiko Santos, Pierre Weil e Basarab Nicolescu. O estudo teórico propiciou a compreensão da necessidade da concepção transdisciplinar nos processos do ensino e da aprendizagem. A fim de contemplar os objetivos da pesquisa, foram realizadas leituras, discussões e reflexões acerca de textos de Edgar Morin com 150 alunos dos cursos de Pedagogia e Educação Física. Na concepção dos alunos, os estudos e as reflexões sobre os conceitos de Edgar Morin em relação à transdisciplinaridade possibilitaram-lhes espaços de interlocução e apropriação do conhecimento para o desenvolvimento de suas práticas pedagógicas no cotidiano escolar.
Palabras clave : Aprendizagem; Ensino; Interdisciplinaridade; Saberes docentes; Transdisciplinaridade..