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Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 1519-3993versión On-line ISSN 2318-0870

Resumen

DEOLINDO, Karina Luciane Silva; CAETANO, Luciana Maria  y  YAEGASHI, Solange Franci Raimundo. Concepções educativas morais de graduandos de Pedagogia. Educ. Puc. [online]. 2018, vol.23, n.3, pp.471-487. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v23n3a3994.

Este artigo apresenta uma pesquisa que teve como objetivo investigar as concepções educativas mo-rais de 58 graduandos de Pedagogia de duas uni-versidades públicas, uma do estado de São Paulo e outra do Paraná, indagando-os quanto aos construtos obediência, justiça, respeito e autonomia. A escolha dos construtos fundamentou-se teoricamente na perspectiva piagetiana de psicologia moral. Foi utilizado o questionário “Concepções educacionais morais em graduandos de Pedagogia”, elaborado pelas autoras, o qual apresentava quatro perguntas e solicitava os respectivos exemplos. Esta pesquisa se caracteriza como um estudo de caráter descritivo, qualitativo e quantitativo. Foi observada uma tendência de respostas mais bem elaboradas por parte dos alunos cuja grade curricular continha uma disciplina destinada à construção de conhecimentos sobre moralidade e educação. Ambos os grupos, oriundos de diferentes universidades, apresentaram respostas mais alinhadas ao senso comum do que à teoria, contrariando aquilo que se esperava de sujeitos em processo de formação. Tal constatação aponta para o fato de que os cursos de Pedagogia investigados não demonstraram estar devidamente organizados e preparados para efetivarem esse tipo de formação, já que as concepções educativas morais apresentadas por seus formandos refletiram o desconhecimento de concepções educativas morais fundamentadas teoricamente.

Palabras clave : Desenvolvimento moral; Educação; Educação moral; Formação de professores.

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