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Revista de Educação PUC-Campinas
versión impresa ISSN 1519-3993versión On-line ISSN 2318-0870
Resumen
FERREIRA, Hevisley y SIQUELLI, Sônia Aparecida. Europeização: progresso e educação brasileira1. Educ. Puc. [online]. 2019, vol.24, n.3, pp.477-495. ISSN 2318-0870. https://doi.org/10.24220/2318-0870v24n3a4397.
O presente artigo, oriundo de uma pesquisa bibliográficade natureza exploratória com abordagem qualitativa,apresenta o conceito de “progresso” em seus diversossignificados, apresentados com semblantes e aparências,movidos pelo questionamento de como esse “progresso”se apresentou na educação brasileira em seu períodoformativo. Sendo assim, analisa-se o conceito de“progresso” para desvelar as suas mais diversas facetasao longo da história, com ênfase especial na escolapositivista de Comte, que foi muito influente no Brasil ecujo pensamento deu fundamento à noção de ordeme progresso que deveria guiar as instituições de ensinono País segundo seus seguidores. Aponta-se entãoquais foram as bases intelectuais, de acentuado caráter positivista, sobre as quais se construiu a educação no Brasil. Na sequência, aborda-se a perspectivacrítica de Adorno sobre o “progresso”, o que nos permite apresentar a historicidade do conceito e ver deque maneira ele está indissociavelmente atrelado às próprias relações de poder que fundamentarama sua difusão progressiva nos séculos XVIII e XIX.
Palabras clave : Educação; Educação Escolar; Positivismo; Progresso.