SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.03 número02Representações sociais sobre tecnologias da informação e da comunicação e o contexto escolarO trabalho pedagógico em cenários presenciais e virtuais no ensino superior índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação, Formação e Tecnologias

versión On-line ISSN 1646-933X

Resumen

SILVA, André Brigham  y  RAMOS, Fernando. Avaliação da metodologia b-Learning no Mestrado Multimédia em Educação (edição 2007-2009) da Universidade de Aveiro. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2010, vol.03, n.02, pp.71-81. ISSN 1646-933X.

O presente artigo apresenta, de forma resumida, um estudo de avaliação da metodologia b-learning no curso de Mestrado em Multimédia em Educação, edição 2007/2009, da Universidade de Aveiro, Portugal, que constituiu tema de uma dissertação de Mestrado. A investigação efectuada recorreu a dois instrumentos de recolha de dados: registos dos fóruns de discussão e dos blogues centrais das unidades curriculares, cuja análise de conteúdo permitiu identificar potenciais aspectos da metodologia b-learning a justificarem atenção especial; questionários que permitiram recolher dados, de uma forma mais precisa, sobre a percepção de alunos e de professores relativamente a vários indicadores. Os resultados desta investigação, cujo principal objectivo é contribuir para a melhoria das condições de ensino/aprendizagem no Ensino Superior em contextos de utilização da metodologia b-learning e, em particular, na Universidade de Aveiro, permitem concluir que a metodologia se adequou bem às características e expectativas dos participantes, na sua maioria professores de diferentes níveis de ensino; no entanto justifica-se, corroborando aliás outros autores, atenção em relação a aspectos como a necessidade de preparação prévia dos docentes e discentes, a necessidade de melhoria contínua dos serviços disponibilizados pela plataforma tecnológica de suporte, a vantagem em controlar o ritmo de eventos nas comunidades de aprendizagem e a utilidade de estratégias que limitem a sobrecarga informacional dos discentes.

Palabras clave : Universidade de Aveiro; B-Learning; Educação a Distância; Elearning; Avaliação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )