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Educação, Formação e Tecnologias
versión On-line ISSN 1646-933X
Resumen
BARROS, Cândida y OLIVEIRA, Isolina Rosa. Videojogos e aprendizagens matemáticas na educação pré-escolar: um estudo de caso. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2010, vol.03, n.02, pp.95-113. ISSN 1646-933X.
Este trabalho de investigação teve como objectivo estudar, descrever e interpretar a utilização de videojogos na educação pré-escolar, tendo por base a questão de investigação: Qual é o potencial pedagógico dos videojogos para a educação pré-escolar? O quadro teórico que fundamentou/sustentou esta investigação revê as grandes opções da educação pré-escolar em Portugal, a aprendizagem da matemática pelas crianças pequenas, a integração das tecnologias da informação e comunicação no jardim-de-infância e a utilização de videojogos em contextos educativos. Esta investigação assume uma abordagem de natureza qualitativa/interpretativa, baseada na observação de crianças do pré-escolar em interacção na prática de três videojogos seleccionados especificamente para este estudo e na posterior análise e interpretação dessas interacções, registadas em formato vídeo. Recorreu-se ainda a outros instrumentos de recolha de dados, como um diário de bordo, entrevistas aos educadores e às crianças, um questionário aos pais e conversas informais com todos os participantes. Os resultados evidenciam que as crianças têm prazer na utilização de videojogos e que estes incentivam a colaboração entre elas, a discussão sobre as atividades realizadas e promovem a resolução de problemas. Por outro lado, salientou-se a necessidade de formação dos educadores e dos auxiliares nas novas tecnologias e, em particular, na temática dos videojogos.
Palabras clave : Educação Pré-Escolar; Videojogos; Matemática.