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Educação, Formação e Tecnologias
versión On-line ISSN 1646-933X
Resumen
MARQUES, Armanda; SILVA, Bento Duarte da y MARQUES, Natália. A Influência dos videojogos no rendimento escolar dos alunos: uma experiência no 2º e 3º ciclo do ensino básico. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2011, vol.04, n.01, pp.17-27. ISSN 1646-933X.
Este artigo integra-se na perspectiva do conceito de Edutainment, ao associar a educação e entretenimento através do uso dos videojogos no ensino- aprendizagem. Procuramos contribuir para o esclarecimento da relação do uso dos videojogos e rendimento escolar. A investigação decorreu ao longo do ano lectivo 2009/2010 numa escola básica, com alunos do 2º e 3º ciclos. Optámos pela metodologia de survey, visando averiguar os hábitos de estudo e de jogo dos alunos, a sua relação com o rendimento académico, e observar as atitudes e comportamentos no uso do videojogo Campus - Vida Universitária. Os resultados mostram que a generalidade dos alunos são utilizadores assíduos de videojogos, e que este uso não é prejudicial para a aprendizagem. No entanto, as atitudes perante o jogo divergem consoante o rendimento escolar: os alunos de rendimento escolar mais elevado têm mais autonomia, interesse e concentração na realização de tarefas, podendo concluir-se que estas duas práticas aliadas - estudar e jogar - se complementam.
Palabras clave : Edutainment; Videojogos; Rendimento Escolar.