SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 númeroNUMEROESPInfância- educação e psicanálise: a (im)possibilidade de diálogo?!A transferência nos atendimentos breves de orientação psicanalítica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

MONTEIRO, Francisca Paula Toledo  y  NASCIMENTO, Lilian Cristine Ribeiro. Para além do princípio da ortografia: uma perspectiva psicanalítica sobre as trocas na escrita. ETD [online]. 2006, vol.08, n.numeroesp, pp.59-73. ISSN 1676-2592.

No presente artigo abordamos as manifestações do ato falho na leitura e na escrita de uma criança com dificuldade de aprendizagem escolar, observada durante o processo clínico, tomando como referência o texto de Freud Sobre a Psicopatologia do Cotidiano. Desta forma, analisamos os supostos "erros" que ocorrem na escrita desta criança a partir de uma perspectiva psicanalítica, entendendo que o ato falho fala sobre uma verdade do sujeito. Tais reflexões possibilitaram uma nova forma de compreender "os erros" na fala e na escrita, além de nos impulsionar para uma mudança em nossa prática clínica.

Palabras clave : Psicanálise; Ato Falho; Escrita.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )