SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 suppl.especialO feminino materno e o masculino filial: as dificuldades de aprendizagem como sintoma na criançaA emergência do autor Pierre Rivière índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

MARIGUELA, Márcio. Genealogia da ética: o sujeito em questão. ETD [online]. 2007, vol.08, suppl., pp.204-226. ISSN 1676-2592.

Freud ocupou uma função dobradiça nas pesquisas que Michel Foucault realizou em torno da arqueologia do saber, da genealogia do poder e na genealogia da ética. As diferentes posições do filósofo francês sobre Freud e a psicanálise permitem articular o projeto de escrita de uma genealogia da ética com o movimento de retorno a Freud empreendido pelo psicanalista Jacques Lacan. Pretendo sustentar que a visada de Foucault sobre Freud é recorrente pela função autor que reconheceu atuar na tática genealógica. A obra de Freud, interpretada por Lacan, foi decisiva para Foucault investigar os modos de sujeição e assim estabelecer a distinção entre o que pertence ao campo da moral e aquilo que é próprio ao campo da ética. A problematização do sujeito do desejo permitiu um deslocamento da analítica do poder para a constituição do cuidado de si como um princípio ético para instaurar uma estética de si.

Palabras clave : Genealogia da Ética; Função Autor; Problematização do Sujeito; Cuidado de Si.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )