SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 número01Platão e a educação da almaA empregabilidade nos parâmetros curriculares nacionais: implicações e limites a formação humana índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

CASTRO, Rogério Paiva. Das formas de ensinar e de aprender e os desafios do século XXI. ETD [online]. 2007, vol.09, n.01, pp.115-123. ISSN 1676-2592.

Muito já se escreveu sobre as formas de como os professores podem ou devem ensinar. Muitos são os manuais que indicam como os alunos podem ou devem aprender. O presente artigo não pretende ser mais um indicador de como se ensina ou aprende; bem mais que isso, no século XXI, é mister que nos reportemos a questões principiadoras que configuram o sujeito, seja ele educador ou aprendiz, e o objeto, seja ele o conhecimento, a técnica ou a ciência. Além disso é indispensável, nesse momento de reconstruções paradigmáticas, pensar a educação no contexto da globalização capitalista neoliberal e repensá-la na dimensão de uma outra globalização que eduque para a humanidade, para uma sociedade sustentável. Possibilita, este registro, parte dessa reflexão.

Palabras clave : Ensino; Aprendizagem; Século XXI.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )