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ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

MARQUES, Gil da Costa  y  CAVALCANTI, Carolina Costa. Educação a distância na Universidade de São Paulo: desafios no processo de implantação de um novo modelo educacional. ETD [online]. 2009, vol.10, n.02, pp.37-53. ISSN 1676-2592.

Este trabalho de reflexão discute o papel relevante da Educação a Distância (EaD) no processo de democratização do ensino superior no Brasil. Iniciamos nossas considerações conceituando o termo Educação a Distância e fazendo uma breve análise de sua abrangência através do uso das diversas mídias, primordialmente das novas tecnologias da informação e comunicação. Destacamos o papel social dessa modalidade de ensino-aprendizagem e quais os desafios que retardam sua expansão, especialmente em universidades públicas. Apontamos a existência de uma forte resistência cultural entre alunos, docentes e instituições educacionais e a necessidade da quebra de paradigmas antigos para alavancar práticas inovadoras. Finalmente, destacamos as primeiras iniciativas da Universidade de São Paulo (USP) no sentido de explorar todo o potencial propiciado pelas novas tecnologias, quer seja em experiências de cunho educacional quer seja no oferecimento de cursos a distância.

Palabras clave : Novas Tecnologias; Educação a Distância; Universidade Pública; Ensino-Aprendizagem.

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