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ETD Educação Temática Digital
versión On-line ISSN 1676-2592
Resumen
MARTINS, Diléia Aparecida y MACHADO, Vera Lúcia de Carvalho. Educação bilíngue para surdos: um olhar a partir da trajetória de intérpretes de Língua Brasileira de Sinais. ETD [online]. 2009, vol.11, n.01, pp.234-254. ISSN 1676-2592.
O presente trabalho reflete à educação bilíngüe para estudantes surdos na educação superior, especialmente a trajetória de formação do intérprete de Língua Brasileira de Sinais. Recupera o histórico da educação da pessoa surda e apresenta os dados de pesquisa realizada com intérpretes de Libras que atuam no ensino superior, referentes à formação desses profissionais. A partir da resposta dos sujeitos observa-se, que os profissionais amparam-se em conhecimentos apropriados no decorrer de sua formação humana, a partir de sua disposição social e de seu acesso às produções simbólicas.
Palabras clave : Intérprete de Língua Brasileira de Sinais; Educação Bilíngüe para Surdos; Inclusão; Educação Superior.