SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número03O reconhecimento de alunos com altas habilidades/superdotação na escola de surdos: problematizando a constituição escolarPráticas de ensino de língua portuguesa com as TDICS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

MANDU, Thamyris Mariana Camarote  y  AGUIAR, Maria da Conceição Carrilho de. A formação inicial no curso de pedagogia: representações, caminhos e perspectivas dos estudantes. ETD [online]. 2013, vol.15, n.03, pp.560-577. ISSN 1676-2592.

Este artigo teve como objetivo compreender as representações sociais dos estudantes de Pedagogia a respeito do seu curso. Adotamos como referencial teórico a Teoria das Representações Sociais sob a perspectiva de Moscovici. Os participantes do estudo, de natureza qualitativa, foram estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco, matriculados nos turnos da manhã, tarde e noite, totalizando 103 discentes. Os dados foram coletados com a utilização de questionário e analisados a partir da técnica de Análise de Conteúdo, proposta por Bardin. Os estudantes consideram que o curso de Pedagogia proporciona uma sólida base teórica, sendo reflexivo e humanizador, razões pelas quais é considerado um curso amplo. Mas, sem que a especificidade da formação do pedagogo seja esquecida, pois a formação para a docência e para a atuação no ambiente escolar é uma característica destacada pelos estudantes. Porém, esses também destacam que o curso, por vezes, é demasiadamente teórico e que a prática acaba ficando em segundo plano, além de terem uma concepção de que o curso é desvalorizado e desprestigiado socialmente.

Palabras clave : Curso de Pedagogia; Estudantes; Representações Sociais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )