SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3Enseñar el moderno, vivier lo posible, representaciones de educación em romances modernistas ‘paulistas’ índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

WITKOSKI, Sílvia Andreis. A interface entre a família e o direito ao ensino bilíngue para sujeitos surdos: rompendo oposições binárias. ETD [online]. 2017, vol.19, n.3, pp.882-902. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v19i3.8646222.

O presente artigo busca problematizar a interface entre a família e o acesso real ao ensino bilíngue, desvelando as intrínsecas relações existentes entre as possibilidades dos sujeitos surdos de usufruir deste direito, previsto no Decreto nº 5.626/2005. Tal direito, que pressupõe o uso da Língua Brasileira de Sinais como primeira língua, e da Língua Portuguesa, como segunda, antecede a entrada daqueles na escola, devendo ser promovido no ambiente familiar, desde a descoberta da surdez. A maioria das famílias, no entanto, nega o mesmo, na medida em que opta pelo caminho da normalização de seus filhos. Para romper este ciclo de negação do direito ao bilinguismo, considera-se fulcral problematizar a essência que envolve as questões, umbilicalmente articuladas, entre identidade e diferença, revisitando os pilares que constroem os binarismos pelos quais o ouvinte é perspectivado como “normal” e o sujeito surdo, como “anormal”, rumo à desnaturalização da “norma”.

Palabras clave : Surdos; Bilinguismo; Família; Língua de Sinais; Direito.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )