Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
ETD Educação Temática Digital
versión On-line ISSN 1676-2592
Resumen
ALMEIDA, Adriana Mesquita de; CABRAL, Raquel Larissa; GONCALVES, Adriana Gimenes y PRODOCIMO, Elaine. Publicações acadêmicas sobre bullying em periódicos brasileiros de educação: o que dizem os estudos sobre esse assunto. ETD [online]. 2018, vol.20, n.3, pp.822-843. ISSN 1676-2592. https://doi.org/10.20396/etd.v20i3.8651682.
O objetivo deste estudo foi investigar as publicações acadêmicas sobre violência escolar, especificamente sobre o fenômeno bullying, em revistas brasileiras da área da educação, em Língua Portuguesa, classificadas no estrato A1 de indexação Qualis - CAPES. Foram obtidas 26 revistas que se enquadravam nos critérios estabelecidos. Foi realizada uma busca no acervo digital dessas 26 revistas utilizando as palavras “violência”, “agressividade”, “agressão” e “bullying” no título, resumo e assunto. Foram excluídos artigos escritos em língua estrangeira, sem resumo disponível e classificados como ensaios, chegando a 297 artigos. Por meio da leitura dos resumos, foram selecionados aqueles referentes ao âmbito educacional, identificando-se os que trataram da temática do bullying, totalizando 14 artigos, que foram lidos na íntegra para a realização de uma análise qualiquantitativa.
Palabras clave : Bullying; Violência Escolar; Publicações Acadêmicas; Revisão de Literatura.