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ETD Educação Temática Digital
versión On-line ISSN 1676-2592
Resumen
ZAGO, Luiz Felipe; GUIZZO, Bianca Salazar y PEREIRA, Evelyn Santos. PEDAGOSELFIE: OS SIGNIFICADOS DO CORPO E DA IMAGEM NA PRODUÇÃO DE AUTORRETRATOS ENTRE JOVENS MENINAS. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2018, vol.20, n.4, pp.1096-1116. ISSN 1676-2592. https://doi.org/10.20396/etd.v20i4.8650314.
O artigo realiza uma investigação teórica sobre as condições culturais da visibilidade dos corpos por meio da prática de produção e publicação de autorretratos - as chamadas selfies - feitos por jovens meninas. O objetivo é analisar, a partir de uma perspectiva culturalista, os modos como meninas estudantes do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública do Rio Grande do Sul utilizam-se de telefones celulares e redes sociais para produzir e compartilhar suas selfies. A metodologia consistiu na realização de três grupos de discussão com as estudantes da escola selecionada que se voluntariassem a falar sobre corpo, imagem e tecnologia, sob a coordenação de uma pesquisadora. Cria-se o neologismo pedagoselfie para designar, com base nas análises das falas das participantes, a operação de determinada pedagogia no processo de ensinagem-aprendizagem de significados e práticas de produção de selfies - significados para os quais convergem pedagogia, corpo, imagem e tecnologia. Conclui-se que a produção e publicação de selfies podem estar articuladas à circunscrição de um regime de visibilidade singular do tempo presente, na medida em que a exposição da imagem de si ao outro depende de um escrutínio visual que regula a produção, edição e publicação de selfies em redes sociais on-line.
Palabras clave : Corpo; Imagem; Redes Sociais; Pedagogia Cultural.