SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3GÉNERO EN LA EDUCACIÓN BÁSICA BRASILEÑA: LA INCONSTITUCIONALIDAD DE PROYECTOS PROIBITIVOS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

GALLO, Sílvio  y  CARVALHO. LUTAS DEMOCRÁTICAS CONTRA O URSTAAT: O QUE PODE FAZER A EDUCAÇÃO?. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2019, vol.21, n.3, pp.549-567.  Epub 23-Sep-2019. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v21i3.8654644.

A partir das pesquisas com o pensamento de Deleuze e de Guattari, o artigo centra-se na investigação do conceito de Urstaat para sustentar que as formas antidemocráticas atuais não passam de atualizações do próprio Urstaat. Ao desenvolver o que é o Urstaat e o seu avanço como arquétipo de um Estado primordial, apresenta-se a hipótese de que a democracia é uma produção de relações subjetivas que necessariamente vão na direção contrária dos sensos e dos consensos do Estado. O artigo se vale do pensamento político de Rancière para defender o registro singular da democracia face à política universalista do Urstaat, já que se trata dos lugares da multiplicidade e da máquina de guerra para pensar as lutas democráticas contemporâneas. Ao cabo, refere-se a conceber a educação como experiência imprescindível e privilegiada de lutas democráticas antiurstáticas.

Palabras clave : Democracia; Urstaat; Lutas democráticas; Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )