SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3REFLEXIONES SOBRE LOS JUEGOS DIGITALES DESDE LA PERSPECTIVA DE LA SOCIOLOGÍA DE LA INFANCIAHETEROTOPIA PEDAGÓGICA COMO ESPACIO DE APARICIÓN DE LAS SINGULARIDADES SURDAS EN LA EDUCACIÓN índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

HENNING, Paula Corrêa. VERDADES EDUCACIONAIS NO BRASIL E NA ESPANHA: TENSIONAMENTOS AMBIENTAIS SOB ANÁLISE. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2019, vol.21, n.3, pp.674-694.  Epub 23-Sep-2019. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v21i1.8651555.

O presente artigo tem como propósito analisar dois acontecimentos discursivos da história da Educação Ambiental (EA) no Brasil e na Espanha. Toma-se como corpus analítico do estudo os ordenamentos jurídicos a respeito da Educação em ambos os países e os atravessamentos de definições estabelecidas por eventos e documentos internacionais sobre a educação destinada as preocupações ambientais. O primeiro acontecimento refere-se a presença da interdisciplinar nos espaços escolares; o segundo trata-se da configuração daquilo que a UNESCO institui como um desdobramento da EA no cenário atual, a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS). A partir da problematização acerca do conceito de verdade e da governamentalidade neoliberal, o texto assume os estudos pós-estruturalistas, especialmente a partir de Friedrich Nietzsche e Michel Foucault. É tensionando os valores de verdade que essas construções carregam que o exercício da crítica radical proposta por Foucault possa ser, minimamente, operado por nós.

Palabras clave : Educação Ambiental; Interdisciplinaridade; Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS).

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )