SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2INFANCIA EXTRAÍBLE, NIÑOS DESCARTABLES: ENSAYO SOBRE EL TRASLADO DE CASAS Y VIDAS EN LA CIUDAD DE SÃO PAULONIVEL DE INFORMACIÓN Y CONOCIMIENTO SOBRE POLÍTICAS DE INCLUSIÓN PARA LA EDUCACIÓN SUPERIOR: EL CASO DE ESTUDIANTES DE CAPAS SOCIALES DISTINTOS DE LA CIUDAD DE LIMEIRA/SP índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

BRAZOROTTO, Cintia Magno  y  VENCO, Selma Borghi. EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: HISTÓRIA E POLÍTICA DOS INSTITUTOS FEDERAIS. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2021, vol.23, n.2, pp.487-505. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v23i2.8656863.

Este artigo analisa os segmentos da população privilegiados pela educação profissional no Brasil ao longo de sua constituição e, mais recente e especificamente, no ensino médio integrado nos Institutos Federais (IF). Resulta da investigação, de caráter multimétodos, a constatação sobre os primórdios da educação profissional no Brasil, que se destinava aos desvalidos da sorte e da fortuna tanto como forma de contenção da marginalidade quanto como possibilidade de futuro ingresso no mercado de trabalho. Todavia, esse curso se altera ao inscrever formas de seleção para ingresso nas escolas técnicas. Tal dimensão é abordada focalizando a particularidade da política educacional destinada aos IF, e constata-se que o público-alvo prioritário da instituição não é contemplado e, portanto, cumpre apenas parcialmente seus desígnios.

Palabras clave : Política educacional; Educação profissional; Ensino médio integrado.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )