Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
ETD Educação Temática Digital
versión On-line ISSN 1676-2592
Resumen
NICOLETE, Priscila C.; CRISTIANO, Marta A. da S.; SANTOS, Aline C. dos y TAROUCO, Liane M. R.. INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA BRASILEIRA: ANÁLISE SOBRE SUA IMPORTÂNCIA, TENDÊNCIAS E DESAFIOS. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2021, vol.23, n.3, pp.794-815. ISSN 1676-2592. https://doi.org/10.20396/etd.v23i3.8657915.
Os recursos tecnológicos cada dia mais inovadores impulsionam a sociedade ao progresso constante e pressionam a construção de um novo paradigma no âmbito educacional. Este artigo objetiva trazer à tona uma reflexão sobre as tendências tecnológicas para os processos de ensino e aprendizagem, bem como as tendências e desafios que a integração tecnológica representa na educação básica pública brasileira. Por meio de uma pesquisa bibliográfica e análise documental se contextualiza a importância da informática na educação. Os resultados apresentam que, apesar dos recursos tecnológicos estimularem o auto aprendizado, a postura crítica, a inserção do estudante no mercado, e a agilidade no trabalho docente, há ainda uma lacuna na realização de atividades envolvendo o pensamento computacional devido aos desafios encontrados.
Palabras clave : Educação básica; Educação Pública; Tecnologia Educacional.