Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
ETD Educação Temática Digital
versión On-line ISSN 1676-2592
Resumen
TENORIO, Nelson et al. O USO DO WHATSAPP COMO INSTRUMENTO DE PRÁTICA DE UMA COMUNIDADE VIRTUAL EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2021, vol.23, n.4, pp.1003-1021. ISSN 1676-2592. https://doi.org/10.20396/etd.v23i4.8658827.
A comunidade de prática (CoP) baseia-se na interação entre seus participantes, incentivando-os a participar de um diálogo permanente, compartilhando e disseminando conhecimento. Nesse contexto, a pesquisa teve como intuito analisar o compartilhamento da cultura organizacional, criando e aplicando o uso de uma CoP virtual no contexto de uma escola primária privada que utilizou o WhatsApp. Portanto, a metodologia utilizada é um estudo de caso, com objetivo qualitativo. Os métodos qualitativos apresentam uma análise dos sujeitos. Qualitativa porque oferece uma análise da participação dos sujeitos na CoP. Posteriormente, aplicou-se um questionário para verificar se o conhecimento dos participantes foi compartilhado na CoP. Os resultados demonstram que o compartilhamento de informações foi gerenciado de forma produtiva através do domínio dos sujeitos, participação e comprometimento dos sujeitos envolvidos.
Palabras clave : Comunidade; Consumo de Tecnologia; Administração da Educação.