SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1CONDICIONES EDUCATIVAS Y EXCLUSIÓN DIGITAL EN LA PANDEMIA COVID- 2020-2021: EL CASO DE LA EDUCACIÓN PÚBLICA EN LA REGIÓN DE INCONFIDENTES, MGCONTRIBUCIONES DE LA GAMIFICACIÓN A LA FORMACIÓN CONTINUA DEL PROFESOR EL ESCAPE BOOK COMO ESTRATEGIA METODOLÓGICA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

FERNANDES, Carlos Jorge da Silva Correia  y  MERCADO, Luís Paulo Leopoldo. IDENTIDADE, DIFERENÇA E PERSONALIZAÇÃO NO ENSINO HÍBRIDO: REFLEXÕES EM TEMPOS DE PANDEMIA, MAS PARA ALÉM DELA. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2022, vol.24, n.1, pp.113-132. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v24i1.8665573.

Este artigo tem como objetivo colaborar com a reflexão sobre o ensino híbrido em escolas públicas ao ampliar a compreensão dos seus processos educacionais a partir de perspectivas multiculturais. A metodologia, de caráter qualitativo, envolveu pesquisa bibliográfica sobre ensino híbrido e multiculturalismo, bem como a construção de uma proposta interdisciplinar acerca de como os pontos de vista defendidos neste artigo poderiam ser praticados. No decorrer do estudo, noções como ecologia de saberes, multiculturalismo e interculturalidade são articuladas ao ensino híbrido com a intenção de argumentar a favor de práticas educacionais em geral, e híbridas em particular, que considerem a problematização de dimensões como a identidade e a diferença. Por fim, defende-se que, em um mundo multicultural e desigual como o atual, o caminho mais coerente em direção a uma educação democrática inicia-se com o reconhecimento das diferenças culturais, na escola e além dos seus muros.

Palabras clave : Cultura; Educação básica; Educação multicultural.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )