SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1LOS RETOS DEL USO DE LAS TECNOLOGÍAS DIGITALES EN LA EDUCACIÓN EN TIEMPOS DE PANDEMIAEDUCACIÓN Y DESINFORMACIÓN: ALFABETIZACIÓN MEDIÁTICA, CIENCIA Y DIÁLOGO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

GOMES, Catarina Barbosa Torres; SANTOS, Milene Bianchi dos; SILVA, Alessandra de Moraes  y  CAMARGO, Gabriel Fagundes. UM PROJETO EDUCATIVO EM (DEZ)ENCONTROS INTERDISCIPLINARES: RESSIGNIFICANDO OS SENTIDOS DO SER, PENSAR E AGIR COM ESTUDANTES EM ISOLAMENTO SOCIAL. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2022, vol.24, n.1, pp.206-219. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v24i1.8663575.

Esse relato de experiência consiste em um exercício de reflexão epistemológica a respeito de um trabalho interdisciplinar realizado por alguns professores e uma psicóloga, com estudantes do Ensino Médio Técnico Integrado no Centro Federal de Educação Técnica e Tecnológica (CEFET-MG) durante o isolamento social em função da pandemia de Covid-19. O projeto intitulado “vida em risco na pandemia: a relevância da ciência e a reflexão ético-filosófica se cruzam na aldeia global” teve como objetivo principal reestabelecer o vínculo institucional dos estudantes com a escolaridade por meio da mediação desses profissionais e buscou desenvolver temáticas pertinentes ao contexto da pandemia de Coronavírus Disease, a COVID-19, de modo interdisciplinar. Para tanto, foram consideradas como linhas de ação: o ser-humano em sua integralidade, como aquele que é, pensa e age. Durante esse trabalho, os estudantes puderam se exprimir de modo a enfocar suas dificuldades com esse período de rupturas, abordaram a ansiedade causada pelo afastamento da rotina escolar, ao passo que também produziram materiais sobre suas vivências no contexto de isolamento social. Por outro lado, por meio dessas experiências com o projeto, puderam entrar em contato com a perspectiva da filosofia da ciência, das relações sociais implicadas na pandemia, da produção de vacinas e seus mecanismos, além de discutirem o impacto localda pandemia.

Palabras clave : Interdisciplinaridade; Ciência; Filosofia; Psicologia; Isolamento social.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )