SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2IDENTIFICACIÓN DE DEFICIENCIAS EN TEXTOS EDUCATIVOS CON LA APLICACIÓN DE PROCESAMIENTO DEL LENGUAJE NATURAL Y APRENDIZAJE AUTOMÁTICOINVESTIGACIÓN EDUCATIVA: VALORES HUMANOS Y RELACIONES INTERPERSONALES EN LA ESCUELA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

CASTELLANI, Rafael Moreno et al. COMPORTAMENTO DO ESTRESSE DURANTE SEMANAS DE PROVA E TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: EXISTE DIFERENÇA ENTRE GÊNEROS?. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2022, vol.24, n.2, pp.373-391. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v24i2.8660086.

O objetivo do estudo foi investigar o comportamento do estresse durante semanas de prova e trabalho de conclusão de curso (TCC) em estudantes universitários e a existência de diferença entre gêneros. Participaram do estudo 24 estudantes universitários, 12 homens (idade, 27 ± 5 anos) e 12 mulheres (idade, 26 ± 6 anos). O estudo foi conduzido por 3 semanas, sendo: 1° semana (familiarização); 2° semana (provas) e 3° semana (TCC), foram utilizados o questionário de perfil do estado de humor (POMS) e as escalas de estresse percebido (EEP) e escala de preparação e dificuldade das provas. Não foram encontradas diferenças significativas entre homens e mulheres quanto ao nível de preparação para as provas (2,9 ± 0,5 vs 3,2 ± 0,6; P = 0,135), grau de dificuldade das provas (4,0 ± 0,6 vs 4,1 ± 0,3; P = 0,493) e notas (7,1 ± 1,1 vs 6,8 ± 1,2; P = 0,481), respectivamente. Todas as outras variáveis apresentaram diferença entre momentos para homens e mulheres (todos P <0,05), sobretudo da semana controle em comparação com a de provas e TCC, exceto as variáveis depressão e confusão do POMS.

Palabras clave : Psicologia e educação; Aprendizagem; Educação Superior.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )