SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número4LA MULTIMODALIDAD APLICADA A LOS LIBROS INFANTILES: UN ESTADO DE ARTE DESDE LOS PORTALES DE DATACAPES Y SCIELOGESTIÓN POR RESULTADOS Y CONTROL DEL TRABAJO DOCENTE EN LA POLÍTICA EDUCATIVA PAULISTA (2011-2014) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

PEREIRA, Luísa Pavlick; COSTA, Márcia Rosa da  y  CAZELLA, Sílvio Cesar. ESTILOS DE APRENDIZAGEM E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CONTRIBUIÇÕES AO DEBATE. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2022, vol.24, n.4, pp.956-975. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v24i4.8663876.

No século XXI, dado o seu potencial de abrangência geográfica, a Educação a Distância (EaD) tem sido utilizada como meio capaz de ampliar a formação de profissionais da área da saúde em diversas áreas do país. Considerando a capilaridade e seu potencial educacional, urge compreender como ocorrem os processos de ensino e, fundamentalmente, de aprendizagem nesta modalidade. Para tanto, recorreu-se à literatura sobre o processo de ensino presencial e a distância para tecer nossa reflexão e análise. Este estudo caracterizou-se como transversal, de natureza descritiva/explicativa, com abordagem mista e buscou correlacionar os estilos de aprendizagem (EA) às ferramentas presentes no ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Considera-se que é essencial que os alunos analisem as possibilidades de estudo e interações presentes no AVA para que possam se apropriar do percurso formativo e ganhem autonomia para traçar e/ou eleger suas estratégias de estudo. A combinação de autoconhecimento com o conhecimento do AVA é a melhor equação para o bom aproveitamento dos estudos na modalidade em EaD. Por fim, conhecer os EA dos alunos torna-se uma importante estratégia para que estudantes, professores e tutores possam prover mecanismos mais significativos de construção do conhecimento em contextos de EaD.

Palabras clave : Inventário de Estilos de Aprendizagem; Educação a Distância; Processo de EnsinoAprendizagem.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )