Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
ETD Educação Temática Digital
versión On-line ISSN 1676-2592
Resumen
PEREIRA, Luísa Pavlick; COSTA, Márcia Rosa da y CAZELLA, Sílvio Cesar. ESTILOS DE APRENDIZAGEM E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CONTRIBUIÇÕES AO DEBATE. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2022, vol.24, n.4, pp.956-975. ISSN 1676-2592. https://doi.org/10.20396/etd.v24i4.8663876.
No século XXI, dado o seu potencial de abrangência geográfica, a Educação a Distância (EaD) tem sido utilizada como meio capaz de ampliar a formação de profissionais da área da saúde em diversas áreas do país. Considerando a capilaridade e seu potencial educacional, urge compreender como ocorrem os processos de ensino e, fundamentalmente, de aprendizagem nesta modalidade. Para tanto, recorreu-se à literatura sobre o processo de ensino presencial e a distância para tecer nossa reflexão e análise. Este estudo caracterizou-se como transversal, de natureza descritiva/explicativa, com abordagem mista e buscou correlacionar os estilos de aprendizagem (EA) às ferramentas presentes no ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Considera-se que é essencial que os alunos analisem as possibilidades de estudo e interações presentes no AVA para que possam se apropriar do percurso formativo e ganhem autonomia para traçar e/ou eleger suas estratégias de estudo. A combinação de autoconhecimento com o conhecimento do AVA é a melhor equação para o bom aproveitamento dos estudos na modalidade em EaD. Por fim, conhecer os EA dos alunos torna-se uma importante estratégia para que estudantes, professores e tutores possam prover mecanismos mais significativos de construção do conhecimento em contextos de EaD.
Palabras clave : Inventário de Estilos de Aprendizagem; Educação a Distância; Processo de EnsinoAprendizagem.