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Revista e-Curriculum
versión impresa ISSN 1809-3876versión On-line ISSN 1809-3876
Resumen
VERDUM, Priscila; MOROSINI, Marília y GIRAFFA, Lúcia. A formação inicial de professores para a educação básica nos institutos federais de educação, ciência e tecnologia: potencialidades e desafios na visão de gestores. e-Curriculum [online]. 2017, vol.15, n.1, pp.177-199. ISSN 1809-3876. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i1p177-199.
Este artigo visa discutir potencialidades e desafios na formação inicial de professores para a Educação Básica, no âmbito dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), a partir de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo Estudo de Caso, realizada com gestores (pró-reitores, diretores de ensino e coordenadores de curso) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). A coleta de dados envolveu entrevista do tipo compreensiva e a interpretação deu-se com base na metodologia qualitativa da Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2007). Emergiram como potencialidades: a verticalização do ensino, aliada às diferentes esferas de aprendizagem; pesquisa e extensão; e a ação prática como geradora de conhecimento. Dentre os desafios, destacaram-se: a necessidade de uma identidade para as licenciaturas nos IFs, de diagnósticos sobre a situação dessas na instituição e a valorização da carreira docente. Os resultados revelaram que é preciso criar espaços de formação e reflexão para os professores formadores e desenvolver diagnósticos sobre os cursos de licenciatura no contexto dessas instituições.
Palabras clave : Educação Superior; Contextos Emergentes; Institutos Federais; Licenciaturas.