Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista e-Curriculum
versión impresa ISSN 1809-3876versión On-line ISSN 1809-3876
Resumen
GALIZIA, Fernando Stanzione y LIMA, Emília Freitas de. Conhecimento na perspectiva intercultural: um estudo no ensino superior de música. e-Curriculum [online]. 2018, vol.16, n.1, pp.60-81. ISSN 1809-3876. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i1p60-81.
O texto relata parte de investigação de doutorado já concluída, realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Trata-se de uma pesquisa-intervenção que, amparada no paradigma qualitativo, insere-se no movimento de pesquisa da própria prática. Os dados foram construídos por meio de observações semiestruturadas em uma disciplina de Linguagem e Estruturação Musical, obrigatória para o curso de Licenciatura em Música da UFSCar. O referencial teórico do estudo tem como eixo principal as premissas da Didática Crítica Intercultural tal como formuladas por Candau (2012a), complementadas principalmente pelas ideias de McLaren (2000), Pérez Gómez (1994) e Santos (2014), entre outros autores. Neste artigo relatamos a forma como o conhecimento trabalhado na disciplina foi considerado. O ensino tradicional do conteúdo da referida disciplina, pertencente ao âmbito da Teoria Musical, frequentemente é encarado como despido de relações de poder e tratado como um conjunto de verdades absolutas, descolado do contexto social e histórico em que foi construído e sem significação para os alunos. Afastando-nos dessa concepção, a partir do referencial teórico adotado, procuramos demonstrar de que forma o conhecimento trabalhado na disciplina foi considerado, a partir das ideias de universalismo e relativismo; contextualização histórica e social do conhecimento científico; e da necessidade de reconhecimento de saberes sociais e conhecimentos cotidianos.
Palabras clave : Educação Superior; Ensino de Música; Didática Crítica Intercultural.